segunda-feira, 19 de setembro de 2011

“Quanto maior o número de leis, maior o número de transgressões a elas". Havelock Ellis

Ver jornais, principalmente na televisão, é cada vez mais um ato de desânimo. Mais e mais notícias de absurdos. Repare em quanto o homem gasta com formas de controle e punição. Primeiro, o Estado que tem gastos imensos com guardas rodoviários/civis/militares, radares, prisões, forum, semáforos, etc. etc. O homem civil gasta mais ainda, na proporção de ganho, com grades em janelas, portões, cadeados, identificador de chamada, seguro, travas, senhas, etc.etc. Mas, por quê? Todos sabemos o que devemos fazer. T o d o s. Excetuando os mentalmente deficientes (affff...aqui vou barrar no conceito), todos sabemos que não podemos passar o sinal vermelho, devemos devolver o troco que não merecíamos, não comprar dvds/cds piratas, etc. etc. Todos sabemos disso.
Seria um desvio de caráter? Mesmo os bichos, quando estão marcando seu território ou defendendo sua alimentação, restringem-se ao objetivo em si. Não acumulam bens. Não se aproveitam de uma situação para ter além do que precisam.
O ser humano, e tenho de generalizar aqui, busca uma vida que nem sequer vai reter. Fico pensando se uma pessoa que se sabe ladra, que sabe que  está usando um cargo para ganhar dinheiro ilícito, que faltará para quem precisa, consegue dormir bem. Fico pensando se essas pessoas não se comovem com pessoas que sofrem por doenças, fome, miséria. Espanta-me a conivência dessas pessoas com atitudes de descaso com aqueles desprovidos do mínimo.
Não precisamos de leis porque sabemos o que devemos fazer. As leis existem para que sejam encontradas brechas para serem burladas. Ouvi um advogado falando que contas não se pagam mas se enrolam e leis servem para serem descumpridas. Um advogado (nem deveria me espantar aqui...)
Quando vejo um roubo político me pergunto se essas pessoas não têm família, se os filhos não passam vergonha na escola, se essas pessoas vão à reunião de pais, se olham para os outros, se deitam suas cabeças em um travesseiro para dormir e dormem sem remédios.
Há um antes e um depois tão claro e próximo a nós, que reflete o que eu digo. Carros, casas, roupas, cargos... mudaram tanto.
Lei é um conceito humano. O homem criou um código de leis. O primeiro código escrito de leis foi o de Hamurabi pela necessidade de existir uma norma comum e não várias a mercê do humor de governantes.
Kant falava que coisas que fazemos por obrigação não têm validade. Mesmo assim, acredito que devem ser feitas. A validade é pessoal e isso somente uma boa educação pode proporcionar. O ambiente familiar deveria criar esses valores.... (ser honesto passou a ser um valor e não uma obrigação). Os pais estão forjando seres que o mundo não merece (e novamente preciso generalizar).
Enfim! Só pra ller e pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário